Quem somos

A colecção pequenos NADAS nasceu de forma quase acidental. Tudo começou em 2013 quando o Nuno Oliveira era voluntário na Escolinha de Rugby da Galiza (ERG), um projecto de inclusão social através do rugby localizado na Galiza, em São João do Estoril. Dada a crise financeira complicada que Portugal estava a enfrentar e à qual naturalmente a Escolinha não saiu imune, o Nuno sugeriu à Maria Gaivão, Presidente da Escolinha, fazer um livro baseado na história e no espólio fotográfico da organização. Seria uma forma de, por um lado, conseguir recolher alguns fundos para ajudar a financiar alguns projectos da ERG e, por outro, divulgar ainda mais esta causa e o impacto que teve ao longo dos anos, sobretudo no Concelho de Cascais. A Maria tinha milhares de fotografias com os miúdos, tiradas ao longo dos anos e o Nuno sugeriu trazer pessoas ligadas ao mundo do rugby e também voluntários, colaboradores da ERG, pais e mães de jogadores, pessoas envolvidas no projecto, para “compor” a parte do texto. A Maria respondeu à sugestão com um “Vam’lá”, tão típico da sua atitude perante desafios, seguido de um “Tratas disso?”.

Assim nasceu o mote para a criação dos “Pequenos Nadas”.

“Fui ter com uma grande amiga, a Catarina Mota, que sempre esteve muito ligada a causas sociais, e lancei-lhe o desafio. Ela respondeu-me prontamente: “Vamos a isso!”. 

Nuno Oliveira.

“Juntaram-se à Catarina Mota, a Lúcia, apaixonada pela escrita, e o João Mota, que foi imprescindível em tudo o que esteve relacionado com o design, a escolha das imagens e a paginação. Com uma equipa de quatro fizemos o livro ‘Os Guerreiros da Galiza’. A alusão aos ‘guerreiros’ teve a ver com o facto de a Maria ter dito que os jogadores não eram só uns guerreiros no campo. Eram uns guerreiros na vida!”

Depois deste primeiro livro, surgiram alguns pedidos de amigos ou mesmo de dirigentes de outras ONG. Começámos a pensar na ideia de uma colecção. Fizemos imensos planos mentais, conversámos com várias pessoas, ONG e Instituições que eram, e ainda são, uma referência na área social.

Pensámos também sobre que nome dar à Colecção. O nome “Pequenos Nadas” surgiu por um pedido ao primo do Nuno, João Carvalho Oliveira, criativo com uma forte experiência em publicidade. Com um telefonema, o Nuno, depois de uma explicação rápida do projecto, pediu-lhe que desse uma ideia de um título para a colecção. O João pediu 30 minutos e depois ligou de volta. “Já sei”, disse. “Pequenos Nadas. Eu comprava”, sublinhou.

Entretanto todos trabalhávamos diariamente nos nossos empregos. A vontade de continuar o projecto era muito movida por uma paixão pela área social, pela vontade de dar voz e apoiar este tipo de projectos sociais, verdadeiramente inspiradores e geradores de impacto na Nossa sociedade e por acreditarmos que poderíamos trazer novidade e fazer alguma diferença, principalmente ao nível da comunicação e do apoio ao financiamento das ONG. Ao mesmo tempo, começámos a ter alguns pedidos semelhantes por parte de outras ONG.
No entanto, o tempo de todos para disponibilizar ao projecto, de uma forma mais dedicada e estruturada, era claramente pouco. Mas tínhamos muita vontade de seguir em frente. Falámos com imensas pessoas e Instituições: especialistas do terceiro sector, incubadoras de startups, ONG, Business Angels, amigos. Quase todos eles mostraram um grande entusiasmo com os pequenos NADAS – às vezes, e sem qualquer falsa modéstia, para nossa surpresa por considerarmos que era um projecto muito simples – e muitos tentaram (com contas feitas, folhas de cálculo improvisadas e muita argumentação) convencer-nos que seria viável uma dedicação a 100% ao projecto.

Era um grande desafio em Portugal dedicarmo-nos exclusivamente a um projecto que apoia Organizações Sociais, pelo menos naquela fase das nossas vidas. Teríamos de fazer muitos livros por ano ou estes teriam de ter um preço absurdo, desvirtuando o propósito do projecto. Assim, apesar de uma paragem de alguns anos, em que aproveitámos para repensar o modelo, fomos mantendo os contactos e também alguma actividade até 2022, mas sem o dinamismo que gostaríamos de imprimir. A partir do início de 2022, numa conversa meramente circunstancial, tivemos um pedido por parte de uma ONG para editar um livro. Retomámos alguns contactos antigos, fomos saber se o interesse de algumas ONG se mantinha e, depois de saber que sim, pusemos mãos à obra. Reforçámos a equipa, principalmente nas áreas de copywriting, comunicação, redes sociais e coordenação. E aumentámos o nosso eixo de actuação. Principalmente porque, apesar de sentirmos que começar por fazer um livro numa Instituição pode ter um impacto muito forte a vários níveis na Organização (os “pequenos nadas” que vamos descobrindo), fomo-nos apercebendo que podíamos ir muito mais longe, disponibilizando serviços e soluções úteis, muitas vezes através de parcerias que fomos desenvolvendo.

Na colecção Pequenos Nadas promovemos projetos de empreendorismo social com impacto, através da produção de conteúdos, edição e venda de livros, feits com pegada zero de carbono, promovendo parcerias de continuidade entre pessoas, empresas, autarquias e ONG.

Missão

Queremos melhorar o dia-a-dia do maior número de pessoas possível, suportando de diversas formas as Organizações Não Governamentais que as apoiam diariamente, em várias vertentes: social, ambiental, educacional, económica e cultural.

Valores

Honestidade Proporcionar orientação personalizada, tendo em conta as necessidades do cliente, dos parceiros, dos mentores e de toda a equipa. Confiança Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e de uma sociedade mais justa. Criatividade Garantir uma visão aberta a novas propostas e a novos caminhos editoriais. Qualidade Busca contínua pela inovação e diversidade. Transparência Ética na relação organizacional e nos serviços prestados.

Propósito

Inspirar o desejo de ler e aprender abrindo caminho para o futuro, abrindo perspectivas, alargando horizontes, despertando a mente para o conhecimento. Transformar o mundo num lugar melhor, apoiando as ONG a se superarem e alcançarem as suas metas, procurando que as pessoas a que se dirigem tenham possibilidade de uma vida digna, independentemente da sua raça, religião ou nacionalidade.

Visão

Evoluir de modo sustentável, valorizando as instituições sociais e toda a equipa. Ser referência como empresa que preza a qualidade, consolidando o seu espaço no mercado editorial nacional e internacional. Fortalecer parcerias com profissionais e empresas de várias áreas, ONG, livrarias e distribuidoras.

Equipa

Nuno Oliveira

Direcção
Coordenação, parcerias e novos projetos

Afonso Sousa Macedo

Entrevistas e copywriting

Márcia Filipa

Design, paginação e storytelling

Maria Belleza

Apoio aos projetos e fundraising

Ricardo Carvalho

IT

Elisabete Eugénio

Responsável editorial, copywriting

Cristina Gil

Tradução

David Antunes

Entrevistas e copywriting

Margarida Marques

Design, paginação e seleção de fotografias

Lúcia Martins da Cruz

Entrevistas e copywriting

Inês Versos

Revisão de textos

Conselho consultivo

Comunicação e escrita

Arquitectura, design e criatividade negócios sociais

Empreendedorismo social, África

Agricultura, sustentabilidade ambiental, projectos hídricos

Psicologia clínica

Gestão de projectos sociais, comunicação e marketing, responsabilidade social

Inovação Social, turismo & Voluntariado. Dream Builder

Cristianismo e espiritualidade

Mercado de capitais, consultoria de energia. Activos ambientais.

Sustentabilidade ambiental e alterações climáticas

Valores, ética e responsabilidade; sustentabilidade ambiental e direitos humanos

Marketing, desenvolvimento de negócio entusiasmo

Cristianismo e espiritualidade

Tecnologia

Ética empresarial, responsabilidade social das empresas e lusofonia

Psicologia, psicoterapia, literatura e lusofonia

Gestão de empresas com propósito

Sustentabilidade ambiental e empreendedorismo

Contabilidade e Finanças

Comunicação, desenvolvimento sustentável e ambiente

Comunicação, marketing digital e social media

Empreendedorismo, criação de negócios, economia e ensino

Psicologia das Organizações, life Coaching

Desenvolvimento sustentável, comunicação, criatividade e responsabilidade social corporativa

Desenvolvimento humano, África

Sistemas de Informação para o terceiro sector, especialista em fundraising

Psicologia, gestão de negócios sociais, exclusão social, empregabilidade e empreendedorismo social

Parceiros

São parte fundamental neste projecto e não temos quaisquer dúvidas que sem eles não conseguiríamos ter uma oferta tão ampla e diversificada, de qualidade, que nos faz ambicionar chegar mais longe, poder responder às necessidades com que as ONG, e também nós, se deparam. Pelo seu grau de especialização, excelência e paixão que colocam no trabalho que fazem, são, em colaboração com a nossa equipa, essenciais na existência deste projecto. Gráficas, livrarias, pontos de venda, consultoras e empresas de serviços, Associações, Câmaras Municipais, agências de marketing, empresas que trabalham com e no sector social e ambiental, media, empresas de medição da pegada de carbono, realizadoras de cinema, entre tantas outras, desde cedo se associaram a este projecto. Por isso, a eles estaremos sempre muito gratos.

Seja um Parceiro

Consulte-nos! agora!!!

Perguntas frequentes

the most question felicity get

O cliente é muito importante, o cliente será seguido pelo cliente. Como a terra da terra, o luto nem o corporal da terra, o travesseiro do leão.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.